Kim & Trail já diziam: “pensar em
fidelizar um cliente é com certeza uma atitude mais prudente que buscar
sempre novos consumidores. Como podemos notar, a literatura é muito
clara nesse sentido. A criação de um novo cliente é muito mais difícil e
caro do que manter um cliente existente.
Pensando nisso, o Personal Trainer, mestre em marketing esportivo, Yuri Spacov, preparou um material simples e objetivo com algumas dicas de como você fideliza e mantém os seus clientes.
Antes disso, é importante refletir que não há uma receita de bolo para esse processo, pois as variáveis que poderão jogar contra são inúmeras, contudo essas dicas irão dar um norte para que você possa se sustentar com seus clientes.
1 – Invista no Marketing de Relacionamento
O Personal Trainer pode tirar proveito do marketing de relacionamento para reparar relações danificadas com seus clientes. As consequências da infelicidade dos clientes, embora podendo não ser imediatas, podem se apresentar como questões, potencialmente, devastadoras (Kim & Trail, 2011).
2 – Mantenha-se atualizado
Manter-se atualizado nas atividades físicas que estão em evidência e nas tecnologias para usufruir de cada uma. Dessa forma, a tendência é que os clientes continuem motivados com elementos novos para as aulas.
3 – Saber ouvir o seu aluno e entender o que ele precisa de fato
Escutar sempre quais as preferências e gostos dos alunos, afinal estamos falando de clientes que, na maioria das vezes, buscam saúde e bem-estar e não atletas que buscam desempenho acima de outras prioridades.
4 – Profissionalismo
Ser pontual aos horários combinados com os clientes e se tiver disponibilidade, horários para que consiga repor eventuais faltas.
5 – Conhecimento técnico/teórico
Demonstre alto conhecimento técnico no processo de execução dos exercícios. Isso faz com que você diminua as chances de lesões dos seus alunos e aumenta as possibilidades de chegar aos objetivos dos clientes.
Seguindo essas simples estratégias você já se tornará um Personal diferenciado no mercado. Nunca deixe de estudar e seja criativo!
Yuri Spacov é formado em Educação Física pela EEFE/USP e tem mestrado em marketing esportivo. Muitas dessas estratégias de sucesso foram confirmadas e testadas em sua dissertação de mestrado.
Por: Yuri Spacov
Fonte: Educação Física
LEIA TAMBÉM: