quinta-feira, 5 de março de 2020

Uso do Kettlebell nos Esportes


 

O Kettlebell é um instrumento que trabalha concomitantemente corpo e mente, trazendo para o praticante, independentemente do objetivo do treino, saúde física e mental. Por este motivo, o Kettlebell é uma das melhores ferramentas do treinamento funcional.

E o que é treinamento funcional? Podemos dizer que a funcionalidade é uma questão de sobrevivência. O corpo precisa se adaptar as atividades que o rotina de cada um demanda. O treinamento funcional mantém sua essência, com a premissa da melhoria da condição física e mental, tanto para as atividades do cotidiano quanto para o aperfeiçoamento de técnicas esportivas. É você treinar o movimento, não o músculo de uma maneira isolada.

A vantagem é que o kettlebell pode ser usado tanto para a prática de exercícios exclusivos com este instrumento como para incrementar a sequência de atividades de ginástica localizada, treinamento funcional e até substituir parcialmente a musculação.

Com o kettlebell, é possível fazer exercícios para fortalecer a musculatura lombar, abdominal, braços, pernas e glúteos. No entanto, segundo instrutores de academias, apesar de ser utilizado com fins específicos para realizar os movimentos, a pessoa acaba trabalhando o corpo todo, além de ganhar mais flexibilidade e resistência cardiorrespiratória.

Todos os músculos são contraídos para que a pessoa consiga manter a postura firme e sustentar o peso do kettlebell.

Tudo isso contribui para prevenção de lesões e doenças funcionais decorrentes de atividades repetitivas, seja na rotina comum ou na prática de esportes. Hoje vemos o uso do kettlebell no treinamento de atletas de diversas modalidades, como o ciclismo, surf, futebol, lutas.

 
O passo a passo para usar o kettlebell de forma correta:

 
a) Segure o kettlebell com as duas mãos à frente do corpo, mantendo os braços estendidos e para baixo. Afaste as pernas na largura dos ombros e flexione um pouco os joelhos.

b) Incline o tronco para frente (não dobre mais os joelhos) e mantenha o kettlebell entre as pernas. Jogue o quadril bem para trás.

c) Em um único impulso, eleve o tronco e contraia os glúteos, sem inclinar a coluna para trás (sobrecarrega a lombar). Ao mesmo tempo, erga os braços até a altura dos ombros.



Fonte: Treinamento e Esporte

SIGA NOSSO BLOG PARCEIRO:

Vovôs do rock e do pop pedem água sem ter quem os substitua

 



 



  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    8 Exercícios com o peso corporal para “trincar” as pernas

    Os exercícios com peso corporal, os chamados calistênicos, são muito interessantes para determinados contextos. Veja neste artigo, os pri...